Cultura
Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por diversas características comuns a cada cultura. Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem mostrar diferenças de cultura, isso se explica se explica porque cada cultura tem um determinado padrão para este fim.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida o mais correto e mais natural. Essa tendência é denominada etnocentrismo, que é responsável por numerosos conflitos sociais.
É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, acredita-se com isso no povo eleito, predestinado a ser superior aos demais, e que trás consigo problemas como o racismo e a intolerância. Passa-se assim a ser feitas divisões dentro da mesma sociedade.
A cultura interfere no plano biológico – Vimos que a cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas, ela também pode condicionar outros aspectos biológicos. Esses aspectos podem decidir sobre a vida e morte dos membros do sistema e um exemplo disto é a apatia. Em situações de crise os membros da cultura abandonam a crença na mesma e como consequência estes membros perdem a motivação que os mantêm unidos e vivos.
Existem hoje estudos relacionados as doenças psicossomáticas, que são a doenças ocasionadas pelas crenças em determinados padrões culturais, exemplo sintomas de mal-estar devido a combinação de alimentos. Mas a cultura também é capaz de provocar curas de doenças, é o que conhecemos como efeito placebo, que é