cultura
A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. O governo estadual criou a Secretaria da Cultura do Ceará, a primeira do Brasil, em 1966. A instituição organiza e fomenta a cultura cearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado. Vinculado a ela estão: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Museu Sacro São José de Ribamar, Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará e Theatro José de Alencar São algumas das principais instituições governamentais de fomento da cultura cearense.
Outras instituições culturais importantes são: Academia Cearense de Letras, Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, Instituto do Ceará, Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras, EDISCA dentre outras.
Atuando em conjunto com o governo, outras instituições ou sozinho, várias pessoas, do estado ou de fora, fazem ou fizeram a cultura do Ceará notadamente: José de Alencar, Antônio Bandeira, Lino Villaventura, Chico da Silva, Raimundo Cela, Rachel de Queirós, Chico Anysio, Renato Aragão, Jean-Pierre Chabloz, Emília Barreto Correia Lima, Humberto Teixeira, Alberto NepomuceCULTURA CEARENSE
Muitos são os encantos que Ceará oferece àqueles que o visitam. A sua cultura é rica e diversificada. Descubra-a.
Arte Popular
O artesanato do Ceará é caracterizado pela sua genuína criatividade e singularidade.
São variadas as produções feitas no Ceará:
– Redes com diversos bordados e formas;
– Rendas (peças bordadas pelas rendeirasusando a almofada, linhae os birros.)A renda é confeccionada sobre uma almofada redonda, apoiada em uma armação de madeira.
– Esculturas humanas, quadros talhados na gravura, vasosadornados(artesanato feito em madeira e barro);
– garrafas de areias coloridas (são usadas para ornamentação de ambientes diversos de residências às salas de escritórios.);
– cestarias, chapéus