Cultura
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão Pública – Modalidade à Distância
Pólo: OLHO D AGUA DAS FLORES – AL
Turma: I
Disciplina: CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Atividade 3
Em nossa vida cotidiana e nas mais diversas situações, estamos sujeitos a problemas diversos. Contudo existem diferentes maneiras do gestor evitar a ocorrência dos problemas de filtragem, que podem inclusive, advir de ação inconsciente, em geral, simples. A comunicação é antes de tudo uma atividade comum aos seres vivos que têm competência de trocar informações, mas que muitas vezes não somos capazes de ouvir e responder ou, melhor ainda, que saibamos nos expressar, perceber o outro e, sobretudo, responder.
Entre algumas dificuldades podemos destacar: a revisão dos textos por pessoas de diferentes áreas e níveis da organização, a adoção de forma objetiva e direta de exposição, a estruturação completa do texto, evitando “pressupor” que todos os interlocutores sejam detentores de conhecimento prévio específico sobre determinado assunto que se pretenda omitir.
A percepção seletiva é caracterizada como atitude própria do receptor, que tende a perceber a mensagem com base nas suas necessidades, motivações, interesses e expectativas pessoais. A eficácia dos esforços orientados para amortecer os efeitos danosos da percepção seletiva no processo de comunicação, pelo fato de normalmente afetar às condições do destinatário (nível de atenção, comprometimento, ambiente de trabalho, entre outros), está, em geral, relacionada ao meio de comunicação adotado e à forma da mensagem.
A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem. A adequação da linguagem também é outro importante fator de eficácia do