cultura popular e cultura erudita
Raiz pivotante.
Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc. Raiz fasciculada.
Conjunto de raízes finas que partem de um único ponto, possuindo todas elas o mesmo diâmetro. Esse tipo de raiz também pode ser chamado de raízes em cabeleira. Ela pode ser encontrada em plantas como o milho, a grama, a cebolinha, a cana, entre outras. Raízes escoras.
São também chamadas de raízes suporte. Esse tipo de raiz se desenvolve a partir de algumas regiões do caule. A principal função desse tipo de raiz é aumentar a sustentação da planta. Raízes respiratórias
Também conhecidas como pneumatóforos, esse tipo de raiz é encontrado em locais alagadiços, cujos solos são pobres em oxigênio. Essas raízes crescem bem perto da superfície e conseguem absorver o oxigênio presente na atmosfera. É comum encontrarmos esse tipo de raiz em manguezais.
Raízes tabulares – é uma variante das raízes de suporte, são ligadas ao caule e são muito semelhantes a uma tábua, geralmente são encontradas em árvores grandes em florestas tropicais úmidas, como por exemplo, figueiras.
Raiz grampiforme - prendem o vegetal em suportes, eliminam uma espécie de grampo que os prende, como muros e estacas. Ex: a raiz da hera. Raízes Aquáticas: As plantas aquáticas flutuantes são providas de raízes que, via de regra, se assemelham às raízes