cultura popular e cultura erudita
Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região de forma onde os indivíduos interagem-se e expressão a vontade de uma maioria.
Expressões essa que se difunde de varias formas tanto no âmbito da sociedade se manifestar em prol de problemas como nas ações sócias de lazer e entretenimento.
Como forma de cultura popular hoje no Brasil podemos citar:
1. O RAP, tipo de expressão musical que surgiu na periferia, vem se expandindo cada vez mais e tomando dimensões incríveis no meio da sociedade, cultura musical que expressa sentimento, reivindica e critica o sistema... E que conseguiu atingir as mais diferentes áreas da classe social.
2. O carnaval, é uma festa popular celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira mais onde a festa tem maior numero em proporções de eventos e pessoas envolvidas, O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.
3. O rolézinho significa fazer um pequeno passeio ou dar uma volta, e que no Brasil vem com grande frequência acontecendo, marcado por encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shopping centers. Os encontros são marcados na maioria das fezes pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como forma de livre expressão e manifestação publica.
Cultura erudita
A cultura erudita, também conhecida como cultura de elite ou cultura superior, é aquela que é obtida através de estudos, investigação teórica e dados empíricos. Ao contrário da cultura popular, a cultura erudita é quase exclusiva para pessoas com capacidade financeira elevada.
Exemplos de cultura erudita:
1. Opera,