cultura
Introdução
Foi nos propostos 3 paletras referentes à : antropologia Criminal, Etnicidade, alteridade e toleranciae Antropologia Jurídica na Mediação do Conflito, e apartir dessas três palestra fiz varias anotações sobre os topicos citados a cima e espero transmitir um pouco do que entendi dessas palestras.
Antropologia Criminal
A Antropologia Criminal, também chamada de Biologia Criminal é a disciplina baseada na suposição de que os criminosos apresentam características físicas próprias que os predispõem ao crime. A hipótese antropológica teve sua origem a partir dos estudos de César Lombroso, que analisou profundamente as raízes do crime e suas causas. Traçou vários perfis dos criminosos e os traços reveladores de seu caráter. Examinou a caveira e o esqueleto de muitos criminosos, estabelecendo uma constante entre as diversas formações ósseas.
A teoria de Lombrosiana tinha como finalidade estabelecer traços de crimonos, os traços que ele determinava para futuros criminos eram :
- Caracteristicas fisicas
Mão grande, tatuagens, orelhas grandes, olhar assasino, negro
- Caracteristicas Pisiquicas
Insensibilidade, Uso de drogas, impulsividade
Essa teoria possui alguns pontos negativos, pois ela faz uma generalização de todas as pessoas de forma intuitiva e com isso ela causa um grande aumento no fator do preconceito.
Etnicidade, alteridade e tolerancia
Etnia
Etnia e a definição de um povo marcado por seus traços culturais que lhe dão uma identidade própria. Muito alem dos traços físicos, os contornos da etnia são de natureza essencialmente cultural. A cultura e a parte do ambiente feita pelo homem e pode ser tanto material arqueologico, artefatos, bens tangíveis, construções, ferramentas, instrumentoscomo também imaterial- animologia- como crenças, conhecimentos, valores e aptidões e o conjunto desses elementos constitui aquilo que chamamos de