cultura
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
1. Aquilo que uma pessoa sabe: ter uma vasta cultura geral
2. Conhecimentos e costumes de um povo ou comunidade: a cultura popular;
Cultura, Indivíduo e sociedade
A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.
A cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas. Os animais são incapazes de criar cultura.
Não há indivíduo humano desprovido de cultura, a não serem aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum convívio humano, como o caso de crianças que foram criadas por lobos na Índia. Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material.
A cultura material refere-se aos aspectos físicos ou tecnológicos de nossas vidas diárias, inclusive a comida, casas, fábricas, vestuários, transportes e matéria-prima.
A cultura não material se refere aos modos de usar os objetos materiais, aos costumes, crenças, filosofias, governos e padrões de comunicações.
Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
Assim, o grupo social – a sociedade – precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.
Sendo assim, o homem pode ser definido como um ser social.
Os relacionamentos entre os grupos sociais vão ser moldadas ou determinadas pela cultura. Os indivíduos de formam