Cultura
Em grupo, elaborem uma resposta à seguinte questão: é possível dizer que existe uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro? Por quê? Justifiquem as respostas.
Não.
O Brasil foi composto por culturas de diversos países, somos um povo misto, um povo multe raça que não tem preconceito com as demais e não poderíamos ter pois fazemos parte delas. Fazemos partes de varias religiões e cantamos varias musicas de vários gêneros. Hoje podemos dizer que carregamos em nós, a educação do branco, inteligência do índio e garra e coragem do negro. E existe sim um jeito único de ser brasileiro, Reconhecendo os nossos problemas, e, apesar dos pesares e dos azares, temos dignidade grandiosa na forma como reagimos em prol de nossos objetivos sempre de cabeça erguida, olhando o mundo e impondo nossa presença, contribuindo ao longo da história e desde há muito tempo, para o engrandecimento de todas as áreas de interesse do ser humano.
Após algumas analises percebemos algumas posturas etnocêntrica no que tange a cultura religiosa africana adquirida por alguns brasileiros negros, o candomblé chegou no Brasil trazidos pelos os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes). Porém, a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa. O candomblé - culto africano que se tornou afro-brasileiro - era encarado como bruxaria. Por isso era proibido e sua prática reprimida pelas autoridades policiais. Assim, os negros passaram a cultuar suas divindades e seguir seus costumes religiosos secretamente. Para disfarçar, identificavam seus deuses com os santos da religião católica. Por exemplo, quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora da