Atps eletrica
Jundiaí
2012
ETAPA 1
Passo 2
Texto 1 – Definição de Corrente Elétrica
Corrente Elétrica
Um circuito elétrico ou rede elétrica,é uma coleção de elementos elétricos interconectados de maneira especifica.
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.).
Estamos familiarizado com a força de atração gravitacional entre corpos, que é responsável por nos mantermos na terra e é a razão pela qual uma maçã, ao se desprender de uma arvore cai ao chão, em vez de subir voando para o céu. Existem corpos, contudo, que se atraem mutuamente por forças muito fora da proporção de suas massas. Tais forças podem repelir, assim como atrais, e, visivelmente, são forças gravitacionais.
Explicamos essas forças afirmando que elas são de natureza elétrica e aparecem pela presença de cargas elétricas. A existência de ambas as forças, atração e repulsão, é justificada por dois tipos de cargas, positivas e negativas; cargas diferentes se atraem e iguais se repelem.
Sabemos , de acordo com a teoria moderna, que a matéria é feita de átomos, que são compostos de partículas fundamentais. As mais importantes dessas partículas são os prótons (carga positiva) e os nêutrons (sem presença de carga), localizados no núcleo do átomo, e os elétron (cargas negativas), que descrevem uma orbita sobre o núcleo. Normalmente, o átomo é eletricamente neutro, as cargas negativas dos elétrons contrabalançam as cargas positivas dos prótons. Partículas podem tornar-se positivamente carregadas se perderem elétrons para outras partículas, e se tornarão negativas se ganharem elétrons de outras partículas.
Corpos que possuem partículas eletrizadas são