O microsoft project
Introdução
Tendo em vista todas as informações apresentadas neste documento a respeito da gerência de projeto, o uso de ferramentas para auxiliar o gerente é de suma importância para o sucesso do projeto e acaba criando um diferencial em relação aos outros. Dentre as mais diversas que existem no mercado, uma da mais usada e completa é o MS Project (Microsoft Project). Porém antes de abordar o MS Project em si, podemos dividir os componentes básicos que são utilizados pela ferramenta, para melhor compreensão da forma na qual o software trabalha, em: Tarefas, Marcos e Recursos;
Tarefas são as etapas necessárias para completar um projeto, elas são executadas em uma determinada ordem podendo ou não ser executadas em sequencia ou uma ao mesmo tempo da outra, como exemplo de tarefas temos a pintura de um quadro, fazer uma determinada feature de um software, asfaltar um estacionamento, etc.
Os Marcos, são pontos que estabelecem a conclusão de uma tarefa, é a condição no qual aquela tarefa chegou ao nível que representa o seu término, a finalização da pintura do quadro, o término do desenvolvimento da funcionalidade do software e ter o estacionamento asfaltado são marcos nos projetos.
Para que uma tarefa seja executada, precisa-se existir uma alocação de recursos, estes que podendo ser a inclusão de pessoas ou materiais. Como nem todos os recursos estão sempre disponíveis é interessante à definição da sua disponibilidade, por exemplo, a duração da jornada de trabalho, programação de férias e o nível de acesso a determinados matérias. Vale ressaltar também a definição dos custos que o uso deste recurso vai gerar.
A Ferramenta
O Microsoft Project é um aplicativo que faz parte do conjunto Office da Microsoft e que teve sua primeira versão lançada em 1996, a partir dai, sofreu diversas mudanças em sua estrutura. É uma ferramenta que tem como principal objetivo auxiliar a gestão de projetos, tem seu foco em diversas áreas como a