Bioquimica
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Biologia
3ª Prática – Metabolismo de polissacarídeos: síntese de amido
Nomes e Ra:
Marina Dóris, 363111
Nayza Fioritta N. Ferro, 363260
Patricia Pereira N. e Silva, 363391
Rogério Queiroz, 363359
Tais Bronca, 363049
OBJETIVO
Acompanhar a síntese de amido pela ação de enzimas contidas em extrato de batata (rico em polifenoloxidase sensível ao ácido ascórbico), por meio de reação do amido com iodo.
INTRODUÇÃO
O amido é um polímero de glicose usado pelos vegetais como importante molécula de armazenamento de carbono. É também o principal carboidrato de reserva das plantas superiores. [pic]
- Estrutura do amido
O amido está presente em diversos tecidos e órgãos vegetais e é encontrado em grãos (endosperma de cereais), folhas (plastídeos), frutos, tubérculos, rizomas e raízes. A batata, por exemplo, é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil e apresenta alto conteúdo de amido nos tubérculos.
Duas diferentes macromoléculas podem compor o amido: a amilose e a amilopectina. Ambas são polímeros de glicose. A amilose é um polímero de glicose sem ramificações e possui estrutura helicoidal. Já a amilopectina é um polímero de glicose muito ramificado e possui uma massa molecular cerca de vinte vezes maior que a amilose, além de ser menos hidrossolúvel.
O lugol ou solução de Lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. Foi nomeada em honra ao médico francês J. G. A. Lugol. O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3-.
[pic]
A presença de amido é verificada pela presença da cor roxa. Sendo assim, para testar se um determinado alimento tem amido ou não é bem simples, basta respingar solução de iodo e esperar pelo resultado: o aparecimento da coloração característica detecta a presença da substância.