cultura
Escola americana- culturalismo
Toda cultura é uma unidade autônoma e um costume so tem significado frente ao contexto no qual se insere.
Acesso a língua; particularismo histórico-diferenças culturais
Método histórico culturalista ( enfoque indutivo, estudo de pequena áreas geográficas,
Bronislow Malinoviski ( escola inglesa- funcionalismo, boas condições de pesquisa- viver entre os nativos e aprender sua língua, buscar a compreensão por dentro, a partir das mentalidades nativas, rompendo com o mundo europeu,
Relação antropologia e direito
As declarações dos direitos humanos, pós 2º guerra mundial, esta repleto de contradições fundamentais, isto é, coloca-se ora como representante dos interesses coletivos, ora guardião da propriedade privada.
Determinadas ações como o racismo, a xenofobia, a homofobia,etc passavam a ser vistas de uma outra forma – sujeitas, a punições legais. É nesse momentos que a antropologia começa a ser indispensável aos operadores do Direito, pois será a partir dela que a questão da multiplicidade de particularidades existentes na vida social passara a ser melhor compreendida.
A cultura vista de cima é uma verdadeira criadora de determinadas formas de vida social. É uma dimensão essencial de todos os indivíduos. O outro deve ser compreendido num contexto cultural particular, o que significa possuir uma visão panorâmica sobre a sociedade.
A ideologia é dos meios utilizados pelos dominantes para exercer a dominação real, fazendo com que esta situação não seja percebida como tal pelos dominados.
A cultura, quando vista de baixo deixa de se expressar de modo equânime no mundo social. Em sociedades marcadas por conflitos entre grupos ou classes, as manifestações culturais privilegiadas tendem sempre a representar os setores dominantes. E este é um fato que a antropologia não pode deixar de registrar.
Do direito e seus aspectos de ideologia:
O principio da “igualdade da aplicação das leis” como uma ideologia, no sentido da