arquivologia
Princípio da naturalidade ou Cumulatividade - os documentos são acumulados ao longo do tempo "naturalmente", de acordo com os atos e ações na busca dos objetivos da organização.
Princípio da proveniência (também chamado de princípio de respeito ao fundo) é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.
Ex.: Arquivos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra insituição
O primeiro (princípio de respeito aos fundos): estabelece que os arquivos ou fundos de arquivo de uma mesma procedência não devem jamais se mesclar com os de procedência diferente. Ou seja, consiste em manter os documentos (de qualquer natureza) agrupados, sem misturar com os outros documentos procedentes de uma administração, de um estabelecimento ou de uma pessoa natural ou moral determinadas.
O segundo (princípio de respeito à ordem original): estabelece que os documentos dentro de cada arquivo ou fundo de arquivo devem manter a classificação e a ordem que a própria instituição os deu em sua origem, isto é, devem refletir a organização interna de cada Instituição. Isso equivale dizer que a documentação que produz cada uma das diferentes unidades administrativas deve permanecer separada.
Por esse princípio o arquivo acumulado por uma instituição ou pessoa física ou família não deve ter o seu conjunto documental (Fundo) misturado aos de outras instituições. Isso o torna fundamental para a ordenação dos documentos na fase permanente, servindo como norteador na elaboração do quadro de arranjo.
Princípio da Organicidade A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
A