Cultura
Existe uma natureza humana universal, composta por grupos humanos: homens, mulheres, negros, brancos, índios, pobres ou ricos.
Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e da intenção humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo. A natureza humana faz parte da natureza em seu todo. A natureza é a ciência e faz parte da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos. Significa dizer que alguma coisa é natural quando não se depende da ação e intenção dos seres humanos.
Se a natureza humana é responsável pela existência da capacidade de chorar, pensar, sentir e sorrir no ser humano, dizer que o homem não (pode) chorar é uma contradição à própria necessidade humana. O ser humano não é construído somente a partir de sua natureza e sim a partir de comportamentos, identidades, modos e expressões formadas dentro de sua cultura e história político-econômica e social.
Com frequência ouvirmos frases do tipo: “Chorar é próprio da natureza humana” e “ela é corajosa não tem medo de nada” ou então “homem não chora”. São frases que não correspondem aos fatos da realidade, são contraditórias, pois dizer que o homem não chora foge das leis da natureza já que chorar é considerado natural.
Somos seres cuja ação determina o modo de ser, agir e pensar e que a ideia de um gênero humano natural e de espécies humanas naturais não possui fundamento na realidade. Veríamos que a ideia de natureza humana como algo universal e existente em si e por si mesma não se sustenta. Veríamos como os seres humanos variam em consequência das condições sociais, econômicas, políticas, históricas em que vivem. Pois os seres humanos são culturais ou históricos.
O ser culto
O que é ser culto? Alguém que sabe tudo sobre a sua área profissional? Que sabe tudo sobre o mundo social? Que fala várias línguas? Uma pessoa com uma cultura geral média, como se quantifica isto? Isso depende da sociedade em que estamos