Cultura e tradições religiosas
A cultura significa o conjunto de coisas que são produzidas pelo ser humano. A religião só acontece dentro das culturas dos povos. A forma de organizar os cultos e de dirigir-se à divindade depende em certos aspectos do que existe na cultura daquele povo (acrescentar materiais e imateriais). Toda religião possui sua tradição, seja ela escrita ou oral, para atender a realização dos comportamentos e dos seus cultos. A tradição religiosa está dentro do conjunto cultural ao qual o povo pertence.
Observemos alguns exemplos do uso das cores nas diferentes tradições religiosas: as religiões Afro-brasileiras identificam as cores com cada Orixá a ser homenageado em seu culto, e as vestes são bastante coloridas. Os católicos identificam cada cor ao tempo litúrgico. Os evangélicos em seus cultos vestem-se com roupas que não chamam atenção, em geral com cores claras ou escuras mas nunca coloridas. Os budistas usam vestes coloridas com exceção do preto em algumas tradições. Os espíritas preferem vestes brancas. Os indígenas pintam-se de vermelho para ocasiões de festas.
Cada tradição religiosa entende as cores, os cultos, o sagrado e a divindade à sua maneira. Essas diferenças são apenas de forma, ou seja, na tradição é o que está aparente na maneira de se manifestarem. As tradições religiosas pretendem comunicar aos seus participantes um caminho do encontro com o sagrado, isto é, aquilo do que respeitam com profundo sentimento.
Questionário:
1) O que é cultura?
2) A forma de organizar os cultos religiosos depende de quê?
3) Dê um exemplo de uso das cores em alguma tradição religiosa.
4) Cada tradição religiosa entende o quê à sua maneira?
5) O que as tradições religiosas pretendem comunicar aos seus participantes?
1. Filosofia e tradição religiosa
A filosofia da Grécia Antiga entendida como amor a sabedoria procurou desvendar o significado da verdade. O saber, neste sentido, era a chave do encontro com a verdade. O sábio era o