CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
O fenômeno burocrático serve tanto como instrumento de dominação como de coordenação em qualquer organização. A dominação é referente às normas estabelecidas para as diretrizes dos serviços a serem executados, uma vez que devem ser obedecidas sob pena do trabalho não ser efetivado pela ausência de previsão legal. Já no campo da organização, a burocracia é responsável pala padronização da execução do bem ou serviço prestado pela administração, fazendo com que independente de qual colaborador o preste ele seja executado e tenha sempre os mesmos resultados, em detrimento, principalmente ao princípio da isonomia.
4. Pense em uma situação ocorrida em uma organização pública e identifique os principais fatores ou aspectos da cultura brasileira que se refletem no ambiente organizacional. Descreva como esses fatores afetam os processos de mudança organizacional.
Desde o Estado Colonial, os gestores públicos tratam a coisa pública como se deles fosse, estando enraizada em nossa politica a cultura de patrimonialismo pelos administradores que usam a máquina pública em benefício próprio e de seus afins por meio do nepotismo, da corrupção, as licitações e concursos públicos fraudados, terceirizações ilícitas e etc., com isso dificulta-se o processo de inovação dos conceitos e tecnologias de gestão, haja vista a resistência às reformas ou mudanças exercidas pelos que da administração se aproveitam indevidamente.