Nativos Digitais
Nativos Digitais
Celina Silva
Eliana Cunha
Inês Viana
Liliana Oliveira
Marta Conde
Curso de Inglês/Espanhol
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Professor: Doutor António Sorte
Março 2011
Introdução
A era digital teve o seu início no período após a Revolução Industrial. Os primeiros computadores eram muito pesados, chegando a pesar mais de 30 toneladas. Com o uso de novas tecnologias abriu-se caminho para várias invenções. A internet foi uma das grandes criações do Século XX. Hoje em dia, podemos ter acesso a um vasto número de informações através de um só “click”.
Nesta era digital temos acesso a tecnologias que nos facilitam a vida como por exemplo: os computadores, câmaras digitais, telemóveis, redes sociais, “Messenger”, entre outras. Tudo isto são tecnologias de informação e comunicação (TIC) que utilizamos cada vez mais no nosso dia-a-dia.
Nativos Digitais vs. Imigrantes Digitais
Devido a este “boom” das TIC surge uma nova geração, que tem vindo a revolucionar a forma como são encaradas as tecnologias de informação e comunicação, sendo esta designada por Nativos Digitais. São pessoas que têm maior propensão para a utilização destas tecnologias, em relação ao resto da população (Imigrantes Digitais). Estes,
Imigrantes Digitais, tentam acompanhar a evolução constante que se tem vindo a verificar nesta área, porém nem sempre é fácil esta aprendizagem.
Segundo Marc Prensky , para se poder compreender melhor estas designações é importante realçar algumas características próprias de cada uma delas.
Nativos Digitais
- Recebem e passam informação com rapidez; Multitasking – são capazes de efectuar várias tarefas ao mesmo tempo;
Preferem imagens a textos;
Imigrantes Digitais
Mandam e-mails e ligam logo a seguir a confirmar a sua recepção;
Preferem
efectuar cada tarefa individualmente; Necessitam imprimir um texto digital para o poder alterar, em vez de