cultura e ideologia
EJA
IMPERATRIZ-MA.
SETEMBRO DE 2013.
Centro de Ensino Mourão Rangel
1ª Etapa “A’’ – EJA.
SUSTENTABILIDADE
Trabalho normatizado realizado, para obtenção de nota complementar.
Imperatriz 11 de setembro de 2013.
Sumário
Introdução.
Sustentabilidade.
Lixo, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana.
Energia Eólica.
Introdução
É difícil não perceber que o debate sobre sustentabilidade tem se pautado predominantemente pelo recurso a categorizações socialmente vazias. Ou seja, as noções evocadas costumam não contemplar a diversidade social e as contradições que perpassam a sociedade quando está em jogo a legitimidade de diferentes modalidades de apropriação dos recursos do território. Os diagnósticos e as definições têm se situado no campo técnico, apresentando-se como descolados da dinâmica da sociedade e, consequentemente, da luta social. O presente trabalho procura trazer a discussão de sustentabilidade para o campo das relações sociais, considerando que tal noção remete a relações entre a sociedade e a base material de sua reprodução, ou seja, às diversas formas sociais de apropriação e uso dos “recursos ambientais”.
Sustentabilidade
A palavra da moda atualmente é sustentabilidade. Em todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, todo mundo cita o termo sustentabilidade. E o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável? Teoricamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar.
Mundialmente a palavra sustentabilidade começou a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the