cultura e diversidade
Faculdade de Educação, Ciências e Letras – FACE Curso de Pedagogia Disciplina: Cultura e Diversidade– 1º período Professor: José Luiz Cazarotto Aluna: Maielly Ribeiro Alves Da Silva
Música, dança e diálogo intercultural
( 108 - 115)
A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem.
A importância da Dança e Educação em seu aspecto interdisciplinar é possibilitar o processo criativo a autonomia e liberdade do indivíduo, possibilitando ao educando articular uma relação mais próxima entre o homem e a natureza, através da observação, sensibilização e experiências que estabelecem uma íntima relação entre os mesmos. Assim, o educando ao vivenciar corporalmente através do movimento, o tamanho, o ritmo, os movimentos dos objetos pelos fatores físicos como o espaço-temporal, peso e fluência, desenvolverá seus potenciais físico, mental, emocional e ficando mais sensível ao mundo que o cerca.
Durante séculos o mundo foi mudando graças às mudanças nos ideais, nos desejos e nos gostos das pessoas. Essas mudanças fazem o mundo girar e trazem sempre um novo significado ao termo “contemporâneo”. A mudança das pessoas é algo totalmente normal e a diversidade cultural também. Cada país do mundo tem um costume que pode ser considerado peculiar em relação aos costumes de outros países. Isso pode ser notado se analisarmos a forma em que alguns povos se vestem, na forma que comem (e o que comem), no tipo de música que ouvem e nos valores e nos ideais que defendem.
A influência cultural pode interferir nos gostos músicas, e é assim que nascem estilos de música que podem variar desde o Rock Clássico, até o Zouk – estilo de música originado nas Antilhas Francesas – e que influencia um pouco da música brasileira. Nossa corpo esta ligado a cultura que convivemos, atraves dessa amplitude que vamos nos conhecendo e construindo