cultura viva
O projeto em epígrafe é desenvolvido em consonância com as Diretrizes e Orientações
Curriculares Nacionais, e tem como principal objetivo integrar na rotina do estudante a cultura e suas formas. Com o advento da internet, abriu-se um novo mundo possibilitando a construção de conhecimentos, assim como um aprofundamento nas tradições já consolidadas.
Desta forma, a cultura se expande e se traduz numa linguagem comum à diversos sujeitos em idade escolar, sendo possível que a cultura de todos e de cada um seja manifesta, ocorrendo na escola ou fora dela, pois é uma bagagem levada por toda a vida. O presente projeto busca mostrar o potencial que cada aluno possui, e muitas vezes é silenciado, até mesmo pela rotina de cumprir as exigências institucionais, isto gera um processo de ensino e de aprendizagem que associa a cultura popular ao folclore, como forma de estabelecer e despertar o interesse dos estudantes a trazer para o dia-a dia uma cultura eternizada no tempo.
Como sabemos, a evasão escolar ainda atrapalha o ensino nas escolas brasileiras, por este motivo, nos como professores devemos instigar os estudantes a lançarem novos olhares sobre a cultura.
Este projeto visa romper as formas tradicionais de ensino e compartilhar novas linhas como forma de romper a rotina existente em sala de aula. Buscamos trabalhar a cultura de forma dinâmica com os alunos, tornando-se mais fácil posteriormente inseri-la no modo de vida de um grupo social. As práticas inovadoras utilizadas para atingir o sucesso nas aulas são as melhores possíveis, realizamos um trabalho de campo, onde o aluno desperta a vontade de saber, de fazer um trabalho diferenciado. Com as aulas expositivas e comentadas, cada um opina a forma como queria que cada tema fosse trabalhado. No referente projeto, saímos para oficinas de artes, entrevistamos a artesã, reproduzimos as danças, reciclamos. Todas essas atividades visam despertar o lado cultural de cada