Cultura urbanismo e mobilidade
Equilibrio paisagistico-Condição de um sistema físico no qual as grandezas que sobre eles actuam se compõem, para não provocar nenhuma mudança no seu estado, forma tentada na procura da “co-habitação” entre mão humana, o que ela construiu é a natureza que a rodeia. Consiste em projectar, planear, gerir e preservar os espaços livres urbanos ou não, de forma a criar um equilíbrio de paisagem.
Arquitectura- arte e técnica de organizar, programar espaços e criar ambiente habitado, pelo ser humano. Normalmente, a arquitectura associa-se directamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano). Conjunto das obras arquitectónicas executadas em determinado contexto histórico, social ou geográfico, maneira pela qual são dispostas as partes ou elementos de um edifício ou de uma cidade.
Planeamento habitacional- Acção ou efeito de planear ou de planificar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento no qual se estabelecem os objectivos, as etapas, os prazos e os meios para a sua concretização habitacional;
-Determinação de um conjunto de procedimentos;
-Compreensão e organização de ideias sobre como,quando, porquê e onde construir.
Ruptura paisagistica- Desequilíbrios atingidos no máximo, em determinado local, na relação entre o homem e o meio.
1.1 Construa, um texto argumentativo, onde apresente a sua opinião sobre a importância do planeamento e ordenamento do território no equilíbrio entre a construção urbana e o espaço envolvente.
O ordenamento do território é fundamental na gestão da interacção homem ou espaço natural potencializa o aproveitamento das infra-estruturas existentes e no assegurar da preservação de recursos limitados. Planeamento territorial é a gestão dos recursos, ordenando e estabelecendo regras para as ocupações, sempre com o objectivo último de qualificar a vida das populações. Trata-se de revalorizar ou de preservar o património natural, construído ou cultural, de