Cidades
Esse texto abrange todo um conceito de cidades. Falaremos das formações das cidades e os problemas que vieram à tona, como a violência e a desigualdade social. Falaremos também do urbanismo que é um todo que envolve uma organização geral.
Desenvolvimento
O urbanismo é muito mais do que abertura de ruas, praças, parques; é um todo envolvendo uma organização geral. É o estudo de compreensão de uma cidade. O urbanismo surge para um planejamento urbano, visando instruir o crescimento das migrações.
A cidade é um centro de gestão do território, porém nem tudo se resume em economia, a cultura tem um papel bastante importante na produção de um espaço urbano e na projeção de uma cidade, assim como o poder religioso e político. A cidade é um local onde as pessoas se organizam e interagem, com interesses e valores diversos e cada país adota seus próprios critérios que determinam o tamanho das cidades. São nas cidades que se concentram as classes sociais como, por exemplo, os capitalistas, os trabalhadores da indústria e do comércio, e os profissionais liberais.
As primeiras cidades surgiram com o aparecimento da revolução agrícola, ocorrida no período pré-histórico, conhecido como neolítico, com a prática da cultura, tornando o homem nômade, organizando-se em comunidades e desenvolvendo técnicas da agricultura para alimentar populações e produzir excedente para iniciar a economia de subsistência, por meio de trocas. As cidades surgem nesse período com o incremento da produção agrícola de alimentos, inicia-se o comercio e o surgimento da manufatura especializada.
Os problemas das cidades são a violência, que ocorre em todos os lugares, nas mais diferentes formas de complexidade, a pobreza e o racismo, que derivam de desigualdade, e ao mesmo tempo retroalimenta desigualdades ao condicionar a perpetuação de preconceitos e a existência de intolerância e conflitos. Surgem também outros problemas como a degradação ambiental, ocasionando desmatamento,