CLC6_ Culturas de Urbanismo e Mobilidade -Migração

589 palavras 3 páginas
PARA REFLETIR…

Com base nos seus conhecimentos, e o que abordou na sessão de formação sobre Migrações, responda às seguintes questões, justificando a sua resposta.
1. Considera que as comunidades imigrantes põem em causa os postos de trabalho disponíveis para a população portuguesa?
2. Pensa que as comunidades imigrantes contribuem para a riqueza multicultural da nossa sociedade?
3. Considera que as comunidades imigrantes estão bem integradas no nosso país?
4. Acha que as diferentes comunidades imigrantes estão diretamente relacionadas com o aumento da criminalidade no nosso país?
5. Tem-se apercebido do aumento das comunidades imigrantes na nossa sociedade?
6. Concorda com a facilidade do processo de legalização das comunidades imigrantes?

Bom trabalho!

As comunidades imigrantes põem em causa os postos de trabalho disponíveis para a população Portuguesa na medida que em muitos dos casos são imigrantes ilegais e como tal, mão-de-obra mais barata, os patrões aproveitam-se da sua situação, pagando-lhes um salário inferior ao que pagaria a um trabalhador português. Os imigrantes ilegais, não pagam impostos, não descontam para a segurança social. E mesmo no caso dos imigrantes legais, estes são pessoas que vieram para Portugal à procura de melhores condições de vida, como tal sujeitam-se a qualquer tipo de trabalho, já o Português não é assim, este escolhe o trabalho, não aceita qualquer coisa. O estado Português deveria estar mais atento a estas situações, atuando com uma maior fiscalização e penalizando esses patrões, obrigando-os a fazer contratos de trabalho a esses indivíduos para que se possam legalizar, fazer os seus descontos como qualquer cidadão e assim podendo ter direito a assistência médica, entre outras coisas. Atualmente são estas comunidades de imigrantes que estão a contribuir para o aumento da taxa de natalidade no nosso país, como tal seria importante outra atuação por parte do governo perante esta situação.
Estas

Relacionados