Cultura: Um Conceito Antropológico
Cultura: Um Conceito Antropológico: P-2 , 3, 4, 5.
Individuo e Sociedade: P-6, 7.
O que é cultura: P-8.
Conclusão: P-9.
Bibliografia: P-10.
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLOGICO A Antropologia e a Cultura
Antes de apresentarmos o conceito de cultura temos que entender suas origens, e mais, como se deve estudar a mesma, assim, para se estudar as suas raízes, a priori temos que entender o que significa antropologia e qual sua função nesse basilar estudo.
A antropologia é comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, deverá incluir algumas das ciências naturais e todas as ciências sociais; mas, por uma espécie de acordo tácito, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos.
A melhor maneira de adentrarmos ao estudo de antropologia é trazermos o seu termo etimológico criando assim o melhor sentido para a definição. O termo Anthropos deriva do grego e significa “estudo do homem” ou “ciência do homem”. Fica confuso ao se perceber mais um significado de estudo do homem, esta tradução se encontra em outros termos como: genética, sociologia, zoologia, psicologia e muitos outros, mas o que realmente diferencia o estudo em foco é exatamente o objeto material, que envolve diversos casos.
Precipuamente tem sua característica primordial o objeto formal, nela o que interessa é o ser humano em sua continuidade e pluralidade da forma, a existência humana, a culturalidade e biogenética, tanto passada como também presente, extraindo não o específico, mas o todo.
Nas palavras de Mello3 “a Antropologia é uma das disciplinas mais especializadas e ao mesmo tempo uma das mais gerais”. Concerne lembrar que não é só a experiência o atenuante em tese, mas a diversidade dos aspectos que os rodeiam e se somam produzindo muitos outros ramos que os estudam genético,