Cultura Religiosa
Lutero era um homem inteligente, ele tinha todas as razões para revoltar com os procedimentos de sua igreja, principalmente com a venda da licença para quem quisesse pecar e a venda da salvação aos fiéis, o que gerou lucros fabulosos para a igreja que explorava uma população miserável e carente. Sem contar que para obterem maiores lucros, colocavam indivíduos completamente despreparados para as atividades eclesiásticas.
O Papa Leão X passou a condenar Lutero, exigindo mudanças em sua posição, porém não foi o que aconteceu, o que acabou com a excomungação de Lutero.
Neste momento viu-se que Lutero não estava sozinho, e com o apoio dos imperadores regionais realizaram uma revolução na Igreja Católica da Alemanha em 1521, a que foi chamada de Igreja Luterana.
Papa Francisco sugere reformas gerais para a Igreja Católica, onde um governo no qual os bispos participam das decisões centrais. Uma comunidade religiosa mais aberta às mulheres e aos jovens, sem ultrajar a experiência e a sabedoria dos mais velhos. Uma igreja que não se cale diante da injustiça.
2 – Entendo que todas as organizações, empresas, associações tem erros, porém na democracia que vivemos, temos o dever de ajudar a fiscalizar as decisões tomadas, a apontar os possíveis erros, e a ajudar a resolução do erro, sempre com a participação de todos os envolvidos. Tudo tem que ser da maneira mais transparente.
3 – Acredito que a grande reforma que Papa Francisco já está fazendo e fará ainda muito mais é a disseminação do amor. É mostrar que somente o amor nos salvará, num mundo onde cada um pensa exclusivamente em si, onde ajudar ao