Seminario TGA
Lorena Moraes
Gheilldyson Miranda
Isabelle Andrade
Carla Driely
Islandia Bomfim
ADAM SMITH E O LIBERALISMO ECONÔMICO
PORTO SEGURO
2012
Lorena Moraes
Gheilldyson Miranda
Isabelle Andrade
Carla Driely
Islandia Bomfim
ADAM SMITH E O LIBERALISMO ECONÔMICO
Trabalho apresentado à Faculdade Nossa Senhora de Lourdes-FNSL como requisito avaliativo da disciplina Teoria Geral da Administração, curso Administração 2º período. Professor: Rafael Bogdezevicius
PORTO SEGURO 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema central o Liberalismo econômico de Adam Smith, economista e filósofo escocês, considerado, um dos mais influentes teóricos da Economia Moderna. Conhecido por sua obra principal "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações", que foi apontada como modelo original e fonte de inspiração de sucessivas gerações de economistas das mais distintas orientações. Essa teoria tem ênfase na liberdade de iniciativa econômica, na livre circulação da riqueza, na valorização do trabalho humano e na economia de mercado - defesa da livre concorrência, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulação do mercado.
Adam Smith
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723. Freqüentou a Universidade de Oxford, e nos anos de 1751 a 1764 ensinou filosofia na Universidade de Glasgow onde publicou seu primeiro livro, A Teoria dos Sentimentos Morais. Contudo, foi com outra obra que ele conquistou grande fama: Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Nações, lançado em 1776. Adam Smith faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.
As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na