Seminário TGA
Imagens da organização - A natureza entra em cena
As organizações vistas como organismos Existem vários tipos de organizações, especializadas em diferentes atividades, algumas se adaptando mais que as outras e cada uma com sua forma de funcionamento influenciando no seu bem estar. Por essas características, pode se pensar nas organizações como sistemas vivos, e a partir desse pensamento ficou mais fácil de entender as relações organizacionais, tais como a sobrevivência, a estrutura, a eficiência, entre outros. Essas ideias sobre organizações têm um grande impacto sobre a maneira de se pensar a respeito delas. Com o pensamento de que as organizações podem ser consideradas sistemas vivos, passaram-se a focar a atenção em assuntos mais genéricos e dirigir-se aos objetivos, as estruturas e a eficiência depois da dada atenção a esses assuntos.
A teoria contingencial: a adaptação da organização ao ambiente
A ideia de organização e de administração estão ligadas ao enfoque contingencial que estabelece uma análise organizacional a partir de três principais ideias, que são: as organizações vistas como sistemas abertos, a não existência da melhor forma de organizar e a preocupação da organização em atingir boas medidas.
Nos anos 50 foi desenvolvido um estudo por Tom Burns e G.M. Stalker para analisar o valor deste enfoque. Eles mostraram que as mudanças no ambiente assim como as condições de trabalho colocam problemas e desafios onde são necessários estilos abertos e flexíveis de organização.
Para Burns e Stalker é possível identificar formas organizacionais, que vão de