Cultura Região Norte do Brasil
A região norte é rica em aspectos culturais. A presença indígena ainda é muito forte e isso faz com a região cultive várias lendas e festas de origem indígena. T Também carrega alguns elementos de outros estados, já que no passado houve uma grande migração de gaúchos, paulistas e até europeus e africanos. Sendo assim, são várias as manifestações culturais presentes nessa parte do Brasil.
Influência Nordestina
Festival de Parintins
Festival de Parintins, realizado todos os anos. A festa gira em torno da disputa entre dois bois: o Garantido (representado pela cor vermelha) e o Caprichoso (representado pela cor azul). São os desfiles dos dois “bois” no último final de semana do mês de junho.
A festa nasceu a partir da influência de imigrantes nordestinos que trouxeram a lenda “Bumba-meu-Boi” e é realizado desde 1966. Atualmente o local das apresentações é um espaço especialmente destinado à festa: uma arena chamada de Bumbódromo.
Catolicismo
Os imigrantes nordestinos, junto aos imigrantes europeus, levaram a cultura do catolicismo para a região. Prova disso são algumas manifestações tipicamente católicas e que são muito populares nessa parte do Brasil, como: a Folia dos Três Reis Magos ou a encenação da “Paixão de Cristo” em Jerusalém-AM, segunda maior cidade cenográfica do mundo. Há também a Festa do Divino, presente principalmente em Rondônia, com muitos participantes. No quesito culinário, os nordestinos levaram algumas receitas típicas do nordeste para essa região como: tapioca, canjica, farofas e outros.
Influência africana
Uma das mais marcantes é prática da “congada”, que é uma festa encanando a coroação de um rei e uma rainha eleita pelos escravos. Também há lendas de origem africana que acabaram se misturando as da região.
Influência dos índios
Os índios contribuem com seu artesanato, muito rico e variado, e suas lendas, que forma grande parte do folclore do norte brasileiro. Outra grande contribuição do povo