CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma organização.O conceito de cultura organizacional faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o passar dos anos.Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceitosendo que o autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.
A cultura organizacional é formada por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores).A cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa. A cultura organizacional contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
O clima organizacional faz parte e é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou instituição. Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial,