CULTURA ORGANIZACIONAL
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
Assim, a cultura organizacional se caracteriza como um conjunto de representações socialmente imaginárias sociais que constroem e reconstroem as relações cotidianas dentro da organização, e que expressam os valores, normas, significados e interpretações, visando um sentido direto e de unidade, e propiciando em paralelo, a identidade e reconhecimento entre seus membros.
Como elementos constitutivos da cultura organizacional, podemos destacar os seguintes:
Valores Organizacionais: são fenômenos que guiam a vida da organização e possibilitam a orientação do comportamento de seus colaboradores. Esses valores podem ser compreendidos como balizadores das prioridades que uma organização procura desenvolver para o alcance de seus objetivos.
Poder Organizacional: é a capacidade de determinar os resultados a serem alcançados dentro da organização.
Jogos Políticos: são comportamentos onde determinados colaboradores tentam influenciar as decisões por meio de sistemas de poder para atingir os objetivos pessoais em primeira instância sobre os da organização.
Ritos: são atividades que demonstram na prática como os valores organizacionais foram absorvidos. São atividades “rotineiras” que uma organização realiza, para atingir um fim. Exemplo: admissões.
Mitos: são acontecimentos que por meio das ações, percepções, sentimentos e