Trabalho ATPS
Algumas empresas tem um mix de produção de produtos diferenciados, e por sua vez chegam à casa das centenas. Neste caso é muito fácil de efetuar uma previsão de demanda para cada produtos produzidos, senão impossível.
Temos que buscar método para agrupar esses produtos e, de modo que ocorra efeitos ou resultados, as diferentes de demandas em até uma única demanda, que pode ser representada do todo. A demanda prevista para esse grupo de produtos é chamada demanda agregada.
O planejamento agregado visa ser compatível os recursos da instituição com a demanda agregada, no médio prezo, bem como um horizonte de 5 a18 meses, mais ou menos. Como compatível, a instituição define uma estratégia de operações, que segue os recursos necessários para adquirir atendimento da demanda. A instituição pode fazer a sua escolha de estratégia das operações mista, atuando tanto nos recursos quanto na demanda.
Perfil da demanda
Mês Demanda prevista
(unidades/mês
Jan
490
Fev
514
Mar
539
Abr
593
Maio
652
Jun
410
Julh
513
Ago
500
Set
587
Out
600
Dez
470
E seguida o gráfico de linha que não sei fazer
O primeiro passo do planejamento agregado é o perfil da demanda para horizonte de planejamento, representar gráfico. Considera-se a seguinte, a demanda agregada de janeiro a dezembro, é dada:
A demanda media de tempo de planejamento é de 648 unidade/mês. Pois nos observamos que os recursos produtivos foram dimensionados para suprir a demanda em media de tempo planejado, e teremos falta de recursos em 5 meses (jan,fev,out, e dez) e muito recursos em 7 meses ( mar,abr,maio,jun,julh,ago e set).
De fato os dois assuntos deixa-se a indesejáveis, o planejamento agregado, otimiza a harmonizar essa situação, buscando as opções de menor custo para a instituição.
O programa mestre de produção
(Master production Schedule- MPS).
Podemos definir o plano agregado assim