CULTURA ORGANIZACIONAL
Institucionalização: Uma sinalização da cultura.
A idéia de enxergar as organizações como culturas, nas quais existe um sistema de convicções compartilhado por todos os membros – é um fenômeno relativamente recente. Até meados da década 1980, as organizações eram vistas, quase sempre, apenas como uma forma racional de coordenar e controlar um grupo de pessoas. Possuíam níveis verticais, departamentos, relações de autoridade e assim por diante. Mas as organizações são mais do que isso. Elas têm personalidade própria, assim como as pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hotis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadores. Quando uma organização se institucionaliza, ela assuma uma vida própria, independente de seus fundadores ou de qualquer um dos membros.
O que é cultura organizacional?
As pesquisas sugerem que existem sete características básicas que, em seu conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização.
• Inovação e assunção de riscos. O grau em que os funcionários são estimulados a inovar e a assumir riscos.
• Atenção aos detalhes. O grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
• Orientação para os resultados. O grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance.
• Orientação para as pessoas. O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração os efeitos dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
• Orientação para a equipe. O grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipe do que de indivíduos.
• Agressividade. O grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas.
• Estabilidade. O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status que em contraste com o crescimento.
Cultura é um conceito descritivo
A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários