CULTURA ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O presente trabalho propõe uma abordagem sobre os temas, Cultura e Desenvolvimento Organizacional dos quais serão explanados os conceitos, atribuições e benefícios oferecidos.
Cultura organizacional ou corporativa é descrita como conjunto de hábitos e crenças ditados por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por membros de uma organização, seu foco provém de como a organização trata e se preocupa com seus clientes e funcionários, dependendo do grau de autonomia, liberdade, lealdade e respeito que existe dentro da empresa.
Pode-se dizer que a cultura organizacional é a identidade de uma organização construída ao longo do tempo através de um comportamento padrão de seus membros em seus objetivos e modo de agir. Suas principais características são: interatividade e linguagem utilizada (rituais rotinas e procedimentos); normas (envolvendo grupos e seus comportamentos); a ética e o respeito; orientações políticas; como são os andamentos das atividades e por fim o clima organizacional das pessoas. Também se associa a cultura a outros aspectos da organização como: Planejamento, organização, direção e controle.
O desenvolvimento organizacional vem para facilitar o processo de mudanças organizacionais atendendo a crescente necessidade de adaptação ao ritmo turbulento de mudanças do mercado.
Alguns fatores contribuem para as empresas repensarem suas atividades, sua organização e seus processos de gestão, como por exemplo: a globalização, desenvolvimento tecnológico, a transformação da sociedade, a necessidade de uma força de trabalho mutável, a competitividade entre as empresas e outros.
Por essa razão é muito importante à empresa identificar e compreender as forças de pressão para a mudança estratégica e organizacional, porem é necessário que essas mudanças sejam feitas de forma planejada. Boa parte das empresas recorre a consultores externos, pois eles possuem conhecimento especializado e como são de fora da empresa são capazes de