Cultura Nordestina
A composição étnica nordestina pode ser dividida entre três grupo étnicos: o indígena, o branco, e o negro. A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste, porém essa mistura de raças não aconteceu de forma uniforme. Em algumas regiões, como no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, predominaram os caboclos, já em outras, como a Bahia, Piauí, Pernambuco Oriental e o Maranhão, os mulatos predominam. Os cafuzos também são muito comuns no Maranhão.
Em torno de um quarto dos nordestinos tem ancestralidade predominantemente européia, sobretudo portuguesa. Pesquisas genéticas recentes feitas por um conceituado laboratório genético brasileiro descobriu que 19% desses nordestinos brancos têm alguma ancestralidade holandesa]. Entre nordestinos de outras raças a influência genética holandesa não foi avaliada, mas é indiscutivelmente presente.
· O carnaval na Bahia é comemorado desde o século XVIII.
· O estado da Bahia é responsável por 95% da produção de cacau do Brasil.
· A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, 9 cidades de destaque no mundo que representam um novo modelo de Centro Tecnológico e Campina Grande (Paraíba) está presente na lista como a única cidade escolhida da América Latina!
· É comemorado em 8 de outubro o Dia do Nordestino.
· A Graça, faxineira da Escola Mundial, é de origem nordestina no programa Carrossel.
· Até uva se planta no sertão para produzir vinho de excelente qualidade para exportar para os países