Cultura no brasil
CULTURA EMPREENDEDORA NO BRASIL
Porto Alegre
2012
CULTURA EMPREENDEDORA NO BRASIL
Lendo intensamente os artigos, pesquisas e materiais propostos pela Professora para a realização do Trabalho, traçamos algumas características do empreendedor Brasileiro, que vem sem dúvida crescendo muito no passar dos últimos anos, principalmente em virtude da exigência cada vez maior do mercado. O crescimento do empreendedorismo no Brasil tem muita ligação com o crescimento do Brasil como um todo, já que atualmente somos a 6ª maior economia do mundo.
Podemos afirmar com base nos materiais e até mesmo com pesquisas, que o Brasil é o país que mais cresce nas pesquisas no que se se refere ao empreendedorismo, a maior taxa de empreendedor entre os países que integram o G20, que são os países de maiores economia do mundo, é o Brasil.
Para cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo ou pensando em abrir um negócio. Os Estados Unidos, classificado em segundo lugar, a proporção é de dez para um. Só para se ter uma ideia desses números, a cada 100 Brasileiros quase 17 eram empreendedores em 2010. Claro que esse número ainda não é o esperado, mas já é uma quantidade considerável e que só tende a crescer, haja vista nossa realidade de mercado que cada vez mais nos cobra atitudes inovadoras e empreendedoras.
Essa importante pesquisa também nos Mostrou que, ao contrário do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente, a falta de preparo, informação,
Planejamento e conhecimento específico sobre o negócio por parte do novo empreendedor. É imprescindível que se conheça o mercado que está se entrando, os preços normalmente aplicados pelos concorrentes, às vontades e desejos de consumo dos clientes e principalmente os concorrentes.
Outro dado importante visto nessa pesquisa é o baixo valor