Conceitos de genética
As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. locus gênico:
Locus gênico é a região no filamento de DNA/cromossomo onde contém uma informação a ser exibida, como por exemplo a manifestação de uma característica (cabelos claros ou escuros...). heterozigoto: homozigoto: cromossomos hemólogos:
Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes. genótipo: O genótipo é o conjunto de genes de um organismo. O gene é um pedaço ou segmento no DNA, formado por proteínas e bases nitrogenadas. fenótipo: O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação. caráter adquirido:
Os caracteres adquiridos são aqueles que são conseguidos pela ação do meio no organismo ou atraves de um evolução adaptativa ou do ser em questão caráter congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento. caráter hereditário:
Carcteristicas hereditares são aqueles oriundo da herança genetica de todo ser vivo que é conseguido