Tratamento de exceções em java
A vantagem de tratar as exceções é que podemos detectar os erros e manipula-los. As instruções servem para através de condições identificar os erros, ao contrario das exceções que tem como objetivo detectar áreas com possíveis erros e trata-los. O simples fato das condições fazerem validações não significa que erros foram tratados, apenas o que se esperava não aconteceu.
No Java usamos uma estrutura para tratar um erro ou exceção:
Try – usado para identificar um bloco de código que possa vir a ocorrer uma exceção.
Catch – manipula as exceções, esse sim trata o erro.
Finally – executado após o try/catch. Só deve ser usado quando se sabe que o bloco será executado.
Uma exceção é uma ocorrência que altera o fluxo do programa. As exceções ocorrem devido a falhas de hardware, exaustão de recursos e erros. As palavras ditas acima try/catch informam o que fazer quando ocorrer uma exceção. Catch vem após try, isso é regra, e quando se identifica exceção no try o restante do código não é executado e não há retorno no término do código.
Tipo Abstrato de Dados
É a descrição lógica e a estrutura de dados a descrição concreta. Tipo de abstrato de dados é a figura logica dos dados e operações que manipulam os elementos componentes dos dados. A estrutura de dados é a representação atual dos dados e o tipo abstrato de dados é o nível lógico.
Uma classe abstrata serve de modelo para uma classe concreta. Uma classe abstrata pode ou não conter métodos. Se uma classe abstrata herdar outra classe abstrata, a classe que herda não precisa implementar os métodos abstratos. Para quem quer usar métodos genéricos os métodos abstratos não