Aadfsfs

3495 palavras 14 páginas
Trabalhando com Exceções

Conceito Inovador

Durante a codificação, o programador se depara muitas vezes com a necessidade de fazer várias verificações antes de proceder ao real propósito do código para garantir que as operações seguintes não irão conrromper o funcionamento da aplicação. Por exemplo, verificar que o arquivo que quer ler, de fato existe ou que a conexão à internet realmente está aberta. Quando se verifica que a condição é falsa, então o programa não tem como continuar pois as condições essenciais ao seu funcionamento não estão satisfeitas. O conceito de Exceção foi introduzida pela linguagem C++ para tentar libertar o programador de continuamente ter que resolver o que fazer quando uma condição essencial não se verifica e libertar o programador utilizador de uma biblioteca de saber verificar tudo o que tem que ser verificado ao usar essa biblioteca. Com o mecanismo de Exceção o programador pode decidir o que fazer mais à frente no código. Este foi realmente um mecanismo inovador, que praticamente todas as linguagens adotaram desde então.
A linguagem Java introduziu pela primeira vez o conceito de exceção verificada (Checked Exception). A base para isto é que certas condições são tão importantes que o programador não deve se escusar de tratar o problema imediatamente. Normalmente este tipo de situação existe quando o programa tem que interagir com o ambiente em que executa, por exemplo com o sistema de arquivos ou a rede.

Exceções em Java

Exceção é um evento que acontece durante a execução de um programa corrompendo o curso normal do seu fluxo lógico. Em Java exceções são representadas por uma hierarquia particular de objetos. A classe raiz que representa uma exceção é Throwable.
|[pic] |
|Ilustração 1: Invocação de método vs lançamento de exceções |

Todo o mecanismo da linguagem relativo a exceções é baseado no

Relacionados