Cultura na sociologia
De
Sociologia Ouro Preto, 2013.
Significado de cultura na sociologia:
Cultura de valor é aquela em que todos e cada um se envolvem no atendimento de interesses comuns de seus ambientes, valorização de ideias, tradições e relacionamentos. Não basta apenas buscar a excelência em um ou alguns objetos de sua missão. Acionistas, clientes, recursos humanos, sociedade e os demais, devem ser tratados de forma integrada nas estratégias, nos sistemas, produtos e serviços. Administrar tantas atividades requer uma cultura que oriente, dê sinergia e assegure resultados uma cultura de valor.
Cultura segundo a Antropologia:
O conceito de cultura é vinculado à Antropologia, mas os antropólogos definem esse conceito de diferentes formas usando uma visão universalista para uma particular.
O antropólogo inglês Edward B. Taylor (1832-1917), foi o desenvolvedor de um dos primeiros conceitos, que se trata de uma definição muito ampla, de acordo com ele, a cultura é um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Mas ao contrario dele o antropólogo alemão Fraz Boas (1858- 1942) tinha uma visão particularista, demonstrando que a diferença entre grupos e sociedades eras cultural.
Convivência com a diferença: o etnocentrismo:
“O etnocentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito cultural, religioso, étnico e político, assumindo diferentes expressões no decorrer da história. Em nossos dias ele se manifesta, por exemplo, na ideologia racista de supremacia do branco sobre o negro ou de uma etnia sobre as outras, manifesta-se, também, num mundo que é globalizado, na ideia de que a cultura ocidental é superior, e que os povos de culturas diferentes devem assumi-la, modificando suas crenças, normas e valores. Essa forma de etnocentrismo pode levar a consequências sérias em nossa convivência com os outros