fisica
Portanto, a Sociologia está ligada às condições histórico-sociais de existência, nas quais ela é intelectualmente necessária. Esta ciência nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados das situações de existência nas modernas sociedades industriais e de classes.
Os pioneiros e fundadores dessa disciplina se caracterizam pela participação relativamente ativa das grandes correntes de opinião dominantes na época, no campo da reflexão e no campo da ação. Estes pretendiam modificar a sociedade em que viviam.
A Sociologia nasceu da conjugação dos efeitos das crises sociais com os da revolução da mentalidade, produzida pelo advento do pensamento científico.
Vista em termos dos ideais da investigação científica, a vinculação da Sociologia com as situações de existência social pode ser apreciada tanto de modo positivo, quanto negativo.
A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social. No mundo moderno, ele se constituiu devido à desagregação da sociedade feudal e à evolução do sistema capitalista de produção, com sua economia de mercado e a correspondente expansão das atividades urbanas.
Todo sujeito percebe o mundo exterior e as próprias tendências