Cultura Material E Imaterial
A Cultura material consiste em coisas materiais,incluindo instrumentos,artefatos e outros objetos materiais. Todos os frutos da criação do homem podendo ser também resultado de determinada tecnologia. Os principais aspectos da cultura material são: habitação,transporte,alimentação e tecnologia. O homem se adapta aos deferentes ambientes,mas também os modifica,assim podendo criar e especificar diferentes bens matérias e apétalos em sua cultura.
Já a Cultura imaterial refere-se a elementos não materiais,ou seja, aqueles de descendem de pensamentos,reflexões e atitudes das sociedades, membros dela compartilham certos conhecimentos e crenças como reais e verdadeiros sendo assim cuidadosamente transmitidos de geração em geração os indivíduos aprendem principalmente aquilo que lhes permite a sobrevivência. Entre eles encontram-se crenças,conhecimentos,aptidões,hábitos,normas,valores.
Diversidade Cultural
Artigo da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, publicado no Jornal Correio Braziliense em 21/05/2012
Em 2001, a Unesco adotou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, que reconheceu, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”, considerando sua salvaguarda imperativo concreto e ético inseparável do respeito à dignidade humana. Em seguida, a Assembleia Geral da ONU proclamou o 21 de maio como Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, para conscientizar a população sobre a riqueza das diversas culturas do mundo, e aprofundar a reflexão sobre as oportunidades que a Diversidade Cultural pode trazer às sociedades. Essas reflexões nos levam a conclusões.
A de que a Diversidade Cultural só pode ser protegida e promovida ao reconhecer, como princípio fundador, o diálogo e o respeito entre as civilizações e as culturas, indo além de sexo, idade, nacionalidade, pertencimento cultural, religião ou