CULTURA INOVA O E QUALIDADE DE VIDA Final
INOVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Edson Martins
Raquel A Santos
Samuel Queiroz
Cultura, Sistema de Informação de Desenvolvimento
Regional
Profa. Dra. Barbara Fadel
Sumário
1- Introdução
2- Manual de Oslo
3- Conceitos
4- O valor da Inovação na qualidade de vida
5- O impacto da inovação na qualidade de vida. Inovação social para alavancar a qualidade de vida. Aspectos positivos e negativos. 6- O conhecimento entre invenção e tradições. 7- Inovação social e condições
Introdução
Inovação
passa a ser considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração para a obtenção de vantagem competitiva.
No Brasil, a inovação ainda é restrita como fator de estudo e divulgação de sua reprodução. Este fato se dá, principalmente, pelas características do meio organizacional, que visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da organização não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização.
O pressuposto levantado no trabalho pode ser confirmado, isto é, organizações que possuem inovação em seu resultado final, possuem realmente elementos de cultura que podem estar propiciando e incentivando o desenvolvimento de inovações. Manual de Oslo
Em
1990 foi editada pela Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a primeira edição do Manual de Oslo - Proposta de
Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.
No Brasil,
a primeira tradução para o português foi produzida e divulgada pela FINEP (Financiadora de
Estudos e Projetos) em meio eletrônico, em 2004.
Segundo
o manual tudo o que é lançado no mercado é uma inovação.
Atualmente o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade.
Nosso entendimento do processo de