PSCICOLOGIA DAS ORGANIZA ES
1117 palavras
5 páginas
PSCICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕESTATYANE SALES DE A. BATISTA
RELATÓRIO DOS FILMES:
“Na linha de montagem” e “O que você faria?”
SETEMBRO DE 2010.
TATYANE SALES A. BATISTA
RELATÓRIO DOS FILMES:
“Na linha de montagem” e “O que você faria?”
2010
Relatório I
FILME: Na linha de montagem?
O filme “Na linha de montagem”, apresentado em sala no dia 14/09/10 remonta ao fato das primeiras indústrias onde o sistema ainda era baseado na produção lenta e manual. Foi diante de um cenário em que a necessidade por renovação de processo, de novas máquinas, novas fontes de energia fez com que além desses fatores surgissem novas relações de trabalho e nova oposição de classes. A indústria substituiu o comércio como a principal fonte de riqueza. As etapas de crescimento de produção foram: Produção artesanal, Produção manufatureira e a Produção mecanizada. Esta última produção foi escolhida como tema principal do filme apresentado em sala de aula, onde, o qual relata o aperfeiçoamento dos métodos produtivos e desenvolvimento de máquinas indústrias.
O mais conhecido dos precursores do maior alcance de eficiência industrial – foco da Administração Cientifica - foi Henry Ford (1863-1947). O filme trás em forma de documentário a importante contribuição de Ford para a indústria. Ele iniciou a vida como mecânico, chegando a engenheiro-chefe de uma fábrica, idealizou e projetou um modelo de automóvel e, em 1899, fundou sua primeira fabrica de automóveis, que logo foi fechada. Em 1903, fundou a Ford Motor Co. Sua idéia era fabricar carros, - antes artesanais, únicos, feitos sob medida, caríssimos e destinados a poucos milionários – a preços populares dentro de um plano de vendas e assistência técnica. Revolucionou a estratégia comercial da época e produziu enorme impacto sobre a maneira de viver das pessoas.
Entre 1905 e 1910 Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa. Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de