cultura do paraná
1) Bibliotecas
A Biblioteca Pública do Paraná é a maior biblioteca pública do Estado e da Região Sul do Brasil em número de acervo bibliográfico.
As mais completas bibliotecas estão em Curitiba: a Biblioteca Pública do Paraná, a Biblioteca do Museu Paranaense, as bibliotecas dos setores de Ciências Jurídicas e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná e a Biblioteca Central do Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba.
2) Festivais
Entre as festas religiosas, são especialmente representativas a de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, e a de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, acompanhada de grande procissão. Entre as festas populares, sobressai a Congada da Lapa, de origem africana e em homenagem a São Benedito, na cidade de Lapa. Várias danças populares subsistem em localidades do interior: o curitibano, dança de roda aos pares, o quebra mana, dança sapateada, a valsada, e o nhô-chico, no litoral. As várias comunidades de origem europeia conservam danças, cantos e trajes de seus países, sobretudo as de origem alemã.
3) Pontos turísticos
Cortado de boas estradas e pontilhado de bons restaurantes, o Paraná é um estado muito atraente para o turismo. Merecem a atenção do visitante a capital, com seus museus, jardins e universidades, o teatro Guaíra, o Passeio Público (com o jardim zoológico), os monumentos históricos de Guaratuba, Lapa e Paranaguá, e principalmente a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, uma das obras mais notáveis da engenharia brasileira. Dos trens que a atravessam, descortina-se magnífico panorama que envolve ao mesmo tempo paisagens da serra e do litoral.
4) Esportes
No setor esportivo, a secretaria responsável por atuar nessa área é a Secretaria do Esporte, que tem como secretário Evandro Rogério Roman, formado em educação física.
O estado é sede de diversos clubes de futebol conhecidos nacionalmente, como, por exemplo, o Clube Atlético Paranaense, o Coritiba Foot Ball Club e