Resumo: Memórias de um Sargente de Milícias

9418 palavras 38 páginas
ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO
ADRIANE LAURO NUNES
KAREN HIROMI TAHARA TABUCHI
MARIANA BEZERRA PAIVA
MATEUS ALVES CORREA
RENAN DE SALLES FLORES GARCIA FERRAZ
WILLIAN ANTÔNIO DE ANDRADE
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
JACAREÍ
2014
AUTOR
Manuel Antônio de Almeida era filho dos portugueses Antônio Almeida e de Manuel Antônio de Almeida. Enquanto fazia Faculdade de Medicina, as dificuldades financeiras o levaram ao jornalismo e às letras. Formou-se em Medicina em 1855, mas nunca exerceu a profissão.
De junho de 1852 a julho de 1853 publicou, anonimamente, os folhetins que compõe as “Memórias de um Sargento de Milícias”, reunidas em livro entre 1854-55, em dois volumes, com o pseudônimo de “Um Brasileiro”. Na terceira edição em 1863 – já póstuma – apareceu com seu nome verdadeiro.
Na mesma época, ele ainda escreveu a peça “Dois Amores” e a compôs versos esparsos. Além do romance, publicou a teses de doutoramento em Medicina e um livreto de ópera.
Em 1858 foi nomeado Administrador da Tipografia Nacional, onde conheceu Machado de Assis, que trabalhava como aprendiz de tipógrafo. No ano seguinte, foi nomeado 2º Oficial da Secretaria da Fazenda. Em 1861, quando se preparava para entrar em campanha como cantidato à Assembleia Provincial do Rio de Janeiro, faleceu no naufrágio do navio Hermes, próximo a Macaé (RJ).
Manuel não estava interessado em sucesso nem na moda literária, por isso escreveu sem compromissos e apresentou, em tom direto, bem humorado e com tendências realistas, a sociedade de então, principalmente a gente simples que povoara o Rio de Janeiro. Seu romance fez sucesso pelo humor imparcial e amoral, o estilo coloquial e, principalmente, por seu grande talento como narrador.
PERÍODO LITERÁRIO DA OBRA
A obra "Memórias de um sargento de Milícias" de Manuel Antônio de Almeida foi escrita no período do romantismo. O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães. Passa-se a valorizar

Relacionados

  • ATPS
    2488 palavras | 10 páginas
  • estudante
    32924 palavras | 132 páginas
  • Napoleão bonaparte
    146304 palavras | 586 páginas