Cultura do japão
Origem do Idioma Japonês
O idioma japonês é derivado do chinês, mas não é igual. O japonês é formado por três escritas diferentes: o hiragana, o katakana e o kanji. O chinês utiliza apenas o kanji, que é ideograma, ou seja, cada kanji tem um significado próprio por si. A escrita do kanji japonês muitas vezes é semelhante ao do chinês, mas o som é bem diferente. O hiragana existe para ligar os kanjis, para dar fluência vocal, mas é possível escrever tudo em hiragana sem usar o kanji, tal qual o fazemos com o alfabeto romano. Exemplo: A-RI-GA-TO-U. Já o katakana é utilizado para designar nomes ou palavras do estrangeiro. Por exemplo, “Portugal”, seria escrito em katakana, como “Porutogaru”. Senna, outro exemplo, seria escrito em katakana, como “Sena”. Como não é possível dispor das letras para obter som exatamente igual, há uma tentativa de aproximação com regras próprias. Como o kanji é composto por mais de 7 mil ideogramas, o site está colocando em forma de tabela, o hiragana e o katakana, com os respectivos sons. Para escrever “katana”, por exemplo, clique na tabela abaixo e veja o alfabeto romano (romaji) e descubra o correspondente em hiragana. Ficará: KA-TA-NA.
Costumes
1. Direcionar-se a alguém sempre com respeito Curvar-se é nada menos do que uma forma de arte no Japão. O respeito é ensinado pelos pais desde a infância. Para os turistas, uma inclinação simples da cabeça ou uma tentativa de um arco na cintura bastará para cumprimentar alguém. Além de se curvar, dirigir-se a alguém corretamente é fundamental. Adicionar o sufixo “san” ou “sama” ao final do sobrenome da pessoa é um grande sinal de respeito.
2 . Maneiras à mesa Se você estiver em um jantar e receber bebidas, aguarde antes de beber. Todo mundo vai ser servido, e alguém vai assumir a liderança, fazer um discurso, levantar sua bebida, e gritar “Kampai!” (Saúde). Além disso, você receberá um pequeno pano molhado na