Resenha comparativa do filme “como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capitulo 7 ”educação escolar para todos”
O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele estuda em uma escola normal e repetiu de ano e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rigidez e falta de sensibilidade.
Seu pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. Lá o menino fica com menos vontade de aprender, ficando deprimido, sente a falta da família e de sua vida. A filosofia do internato é rígida e tradicionalista, mas aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria e inovadora.
Quando o professor conhece o menino, percebe que ele sofre de dislexia e decide ajudá-lo, pois o problema não era desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava. Ele o ensinou a ler e escrever fazendo com que o menino supere a sua própria limitação e passa a ver adentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino para estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e atrativo.
Na escola onde Ishaan estudava os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usando o conhecimento do mundo dos alunos, buscando