Cultura do Individualismo
1º PERÍODO DE PSICOLOGIA
Irene Amarante Rodrigues – Camila Carla Xavier Dourado
IDENTIDADE CULTURAL
Montes Claros - MG Agosto de 2014
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS – FIP MOC
1º PERÍODO DE PSICOLOGIA
Irene Amarante Rodrigues – Camila Carla Xavier Dourado
IDENTIDADE CULTURAL
Trabalho apresentado à professora Regina Fernandes como partes das exigências parciais da disciplina de Antropologia do Curso de Psicologia.
Montes Claros - MG Agosto de 2014
“A nossa cultura cotidiana, da mídia, do consumo e da publicidade, é amplamente dominada pelo bem-estar individual, pelo lazer, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e do dinheiro”. (Rossato, Revista Faro nº2, 2014, p.2).
Todos têm liberdade de compor e recompor suas orientações e modo de vida através da oferta crescente de referências. A mídia trabalha, nesse sentido, nas sociedades democráticas, para privatizar os comportamentos, individualizar as práticas, privilegiar o individual em detrimento do coletivo. (Rossato, Revista Faro nº2, 2014, p.2).
“O surgimento de novos estilos de vida ageta a produção, o trabalho e o cotidiano de cada indivíduo. Os valores se transformam e tronam obsoletos para hoje aquilo que valia ontem, da mesma forma que o futuro próximo pode desmerecer aquilo que valorizamos agora”. (Rossato, Revista Faro nº2, 2014, p.3).
Parecer
O mundo estaria vivendo um período de múltiplas transformações e no centro delas, mudanças culturais no ser humano. O indivíduo passando por crise de identidade, ou seja, o homem contemporâneo sendo constantemente bombardeado por múltiplas opções de identidade cultural, de mudanças (sexo, etnia, classe, religião) e, em consequência, adotando o individualismo como forma de atingir autoafirmação. A mídia atuando como veículo disseminador da ditadura da uniformização e da pressão pela inserção