Trab Piva 2
“Campus Guarulhos”
Mayara Bianca Galvão Santos Silva
INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE Compreender A Cultura Dos Professores
Guarulhos
2013
Mayara Bianca Galvão Santos Silva
Prontuário: 106.146-1
INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE Compreender A Cultura Dos Professores
Trabalho Apresentado à Disciplina de Tópicos Especiais em Educação do VI Semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos.
Professor : Hamilton Piva
Guarulhos
2013
INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE - Compreender A Cultura Dos Professores - Resumo
A heresia do individualismo - No âmbito da liderança educacional do desenvolvimento dos estabelecimentos de ensino e do desenvolvimento profissional dos docentes a ideia de que as escolas deveriam ter uma missão. As missões desfazem as incertezas do ensino que são indutoras de sentimentos de culpa, forjando crenças objetivas comuns no seio da comunidade docente. O desenvolvimento de um sentido de missão numa comunidade escolar gera lealdade, empenhamento e confiança constitui um poderoso estímulo para o aperfeiçoamento. Embora as missões desenvolvam lealdade entre os crentes e confiança entre os empenhados, também criam heresia entre aqueles que questionam, discordam e duvidam. Para o missionário, as heresias estão para além dos muros da sabedoria e das fronteiras da crença. Não devem ser depreciadas nem descartadas. Considerar que uma ideia é herética é recusá-la, sem qualquer consulta ou consideração. A construção social da heresia é, neste sentido, uma força ideológica poderosa que suprime a discussão apropriada das escolhas e alternativas, menosprezando paternalmente a sua seriedade ou minando a credibilidade pessoal daqueles que as propõem.
Na sua extensa e intrigante discussão da heresia enquanto fenômeno social, Szasz defende que ela se refere ao não se acreditar naquilo em que todas as outras