Cultura Defini o e sociologia
A palavra Cultura vem do latim Colere e significa: cultivar.
Apesar de haverem muitas definições para cultura, pode-se entender cultura como esse conjunto de crenças, leis, hábitos, rituais, ou seja, aquilo que o homem aprende enquanto inserido em uma sociedade. O dilema enfrentado pela cultura está ligado às várias teorias relativas a ela, como a teoria do determinismo biológico, que pregava que as pessoas já nascem com hábitos inatos, como se acreditava, por exemplo, a supremacia dos europeus sobre os negros, a forma de trabalhar dos judeus, a inteligência dos portugueses, etc.
Entretanto o assunto já é discutido desde 4000 a.C quando Confúcio dizia que a diferença entre os homens não estava em sua natureza biológica e sim seus costumes adquiridos. Assim, a cultura é toda e qualquer forma de manifestação do ser humano, desde danças, músicas, literatura, até em seu jeito de agir e falar dependendo do local onde está inserido.
Como disse o Antropólogo brasileiro Roque de Barros Laraia, “A cultura é como uma lente da qual o homem vê o mundo, homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, tem visões desencontradas das coisas.”, entretanto essa forma de pensar pode gerar o que chamamos de
“Etnocentrismo” que é a tendência de achar que seu modo de viver é melhor ou mais correto do que o modo de outro indivíduo com cultura diferente, o que causa certo preconceito a essas formas diferentes de viver.
É importante ressaltar que a cultura recebe interferências da ciência e tecnologia, um exemplo disso, é o quanto as pessoas famosas influenciam quando falam ou fazem alguma coisa, que por muitas vezes torna-se comum a uma certa comunidade em questão. Mas o fato é que não devemos desprezar qualquer tipo de cultura que seja, visto que só temos esse certo preconceito de acordo com a “lente” que temos de nossa cultura para com as demais.
Cultura – sociologia
A sociologia estuda a socialização do homem em seu convívio, mais para que essa